Comandos de rede linux já estão obsoletos há anos mas já tem sucessores!

Venho notando que em algumas distros linux alguns comandos de rede não ficam disponíveis logo após a instalação, para utilizá-los novamente tenho que instalar o pacote net-tools, pois bem, resolvi pesquisar um pouco e veja o que descobri abaixo! Este artigo foi postado no site Linux Descomplicado pelo seu fundador Ricardo Ferreira Costa.

Os comandos arp, ifconfig, iptunnel, netstat, route, iwconfig e nameif foram (ainda são) essenciais para administrar configurações de rede no Linux, mas estão obsoletos há anos e, provavelmente, você ainda os usa; deixaram de ser mantidos e passaram ao status, de desenvolvimento, “deprecated” por várias distribuições Linux. Embora ainda funcionais, elas são, realmente, consideradas obsoletas e, portanto, devem ser renunciadas em favor de ferramentas mais “modernas”

PACOTE NET-TOOLS

Os comandos de rede Linux, em questão, arp, ifconfig, iptunnel, netstat, route, iwconfig e nameif fazem parte do pacote “net-tools”. Contudo, esse pacote não é mantido há anos (décadas), tornando as ferramentas presentes nele obsoletas.

A funcionalidade fornecida por vários desses comandos foi “melhorada” no novo pacote “iproute2”, principalmente através do seu novo comando ip. O código do pacote “iproute2” está disponível no Kernel.org. A documentação do “iproute2” está disponível na wiki Oficial do Linux Foundation e no PolicyRouting.org.

OBSOLETOS?

tempo de software

Qualquer pessoa que tenha administrado sistemas Linux por qualquer período de tempo certamente aprendeu a usar os utilitários de ferramentas de rede para realizar suas tarefas. Se você está acostumado a usar comandos como ifconfig, arp e netstat para executar tarefas de rede, você deve repensar seus hábitos.

Para esses comandos, o status “deprecated” vem sendo anunciado há alguns anos, embora muita gente continue sem saber. Muito se deve a vários manuais e tutoriais que continuam se fixando na forma clássica e a desenvolvedores de ferramentas de rede que ainda usam esses utilitários.

Por enquanto, os usuários que estão acostumados a digitar comandos como estes, provavelmente, ainda estão seguros. Na pior das hipóteses, eles precisam instalar o pacote “net-tools”, explicitamente, caso já esteja instalado na sua distribuição Linux (o Debian 9 parece não mais tê-lo instalado por default).

Em resumo, o status “deprecated” representa que um pacote não está mais sendo mantido, mas ainda funciona, podendo deixar de funcionar caso os desenvolvedores das distribuições o decidam fazer. Portanto, é bom ter em mente os “novos” comandos de rede que devem ser usados em substituição aos “antigos”.

O SUCESSOR

 

sucessão

iproute2 é uma coleção de utilitários para controle de redes TCP/IP e controle de rede no Linux. Atualmente, é mantida por Stephen Hemminger. O autor original é o Alexey Kuznetsov, conhecido pela implementação da QoS no kernel do Linux.

A maioria dos manuais de configuração de rede ainda se refere ao ifconfig e route como as principais ferramentas de configuração de rede, mas o ifconfig é conhecido por se comportar de forma inadequada em ambientes de rede modernos. Assim, eles são considerados obsoletos, mas a maioria das distros ainda os inclui.

Sendo assim, segue lista com os comandos obsoletos e seus respectivos “sucessores” contidos no pacote iproute2:

ObsoletoSucessor
arpip n (ip neighbor)
ifconfigip a (ip addr), ip link, ip -s (ip -stats)
iptunnelip tunnel
routeip r (ip route)e
nameifip link, ifrename
iwconfigiw
netstatss, ip route (for netstat-r), ip -s link (for netstat -i), ip maddr (for netstat-g)
mii-toolethtool

Fonte: Ricardo Ferreira Costa  –  [Linux Descomplicado]

Deixe um comentário