Tutoriais

Se você esta tentando instalar o Libre Office e não esta conseguindo, abaixo segue alguns procedimentos que podem ajudar!

Primeiramente, você tem que verificar se você já tem LibreOffice instalado ou não, se tiver primeitramente tem que remover completamente o LibreOffice da versão anterior, pois do contrário, durante a instalação do “desktop-integration” irá começar a apresentar erro de conflitos como este: ‘libreoffice-debian-menus conflita com libreoffice-bundled”.

Sendo assim, veja os passos para remover o LibreOffice da versão anterior.

Na tela de terminal execute:

sudo apt-get remove --purge libreoffice*

sudo apt-get clean

sudo apt-get autoremove

Logo após, baixe os pacotes do LibreOffice na ultima versão do próprio site da LibreOffice.

No meu caso baixei os pacotes .deb para 64 bits.

Como instalar

São baixados dois arquivos do site:

1-Instalador principal 263 MB

2-Interface do usuário traduzida 2.4 MB

Os arquivos estão compactados em .tar.gz, pela tela gráfica do ubuntu dá para descompactar sem comandos, é bem tranquilo, vamos lá.

Dê dois cliques no arquivo “LibreOffice que foi baixado” (isso se foi em .tar.gz, se for .deb é só utilizar o dpkg -i) copie a pasta que esta dentro deste compactado e cole em uma pasta de sua preferência. A pasta que esta dentro tem esta nomenclatura “LibreOffice_[versão atual]_deb“.

Logo após, pelo terminal, acesse a pasta de sua preferência onde descompactou, em seguida acesse a pasta LibreOffice_[versão atual]_deb/DEBS, dentro desta pasta digite o comando:

sudo dpkg -i *.deb

Em seguida, dentro desta mesma pasta, acesse a subpasta “desktop-integration” e execute o mesmo comando:

sudo dpkg -i *.deb

Por fim, vamos ao segundo arquivo “LibreOffice_[versão atual]_deb_langpack_pt-BR.tar.gz” (este é o pacote de idioma de tradução, para o nosso português é claro), também abra ele com dois cliques e copie a pasta dentro dele “LibreOffice_[versão atual]_deb_langpack_pt-BR” para a sua pasta de preferência.

Acesse sua pasta de preferência como fez no início, acesse a pasta “LibreOffice_[versão atual]_deb_langpack_pt-BR/DEBS” e execute novamente o mesmo comando:

sudo dpkg -i *.deb

Agora só não esqueça de colocar os ícones de atalho na barra lateral, é só abrir o “Painel Inicial”, digitar LibreOffice, clicar no icone do Writer por exemplo, arrastar e soltar na barra lateral. Faça isso para os demais também como o Calc e o Impress.

Pronto! Seu LibreOffice estará funcionando e inclusive bem mais rápido que a versão anterior entre outras melhorias.


 

Instalando o Java JRE e JDK padrão no Ubuntu

Uma das grandes dificuldades é instalar o Java no Ubuntu, linux de forma geral, então abaixo estou colocando este tutorial para ajudar a quem, como eu, precisa ou precisou executar tal atividade.

Este tutorial, agora em nova versão esta contemplando a instalação do Java JRE padrão e do Java JDK padrão, logo abaixo vou deixar os procedimento para a instalação do Java JRE Oracle (vamos dizer assim, o oficial, porque algumas aplicações não aceitam o padrão e sim somente o da Oracle).

Vamos utilizar para tal o “apt-get”:

  1. sudo apt-get update

Agora vamos checar se já não tem Java instalado e se tiver, qual a versão:

  1. java -version

Instalando o JRE padrão:

  1. sudo apt-get install default-jre

Instalando o JDK padrão:

  1. sudo apt-get install default-jre

Agora cheque a versão novamente!

Vamos instalar aqui o Java liberado pela Oracle

Para instalar o Java 8 vamos utilizar o PPA do WebUpd8, abra o terminal e cole os seguintes comandos:

  1. sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java 
  2. sudo apt-get update 
  3. sudo apt-get install oracle-java8-installer

Agora é só checar a versão novamente.

Espero ter ajudado, abraços!


Como devemos proceder para instalar um pacote que baixamos na versão “tar.gz” ?

É relativamente simples mas temos que prestar bastante atenção no que fazemos.

Vamos aos passos.

Primeiramente, a única coisa que você vai conseguir instalar em “.tar.gz”, ou “.tar.bz” e “.tar.bz2” sem precisar compilar são alguns temas para determinados ambiente gráficos que já estão neste formato! Se tratando dos programas, o .tar.gz ou .tar.bz e .tar.bz2 nada mais são do que arquivos compactados, pois dentro da PASTA pode haver diversos executáveis e/ou programas pré-compilados, onde muitas vezes existe uma descrição no “README” explicando como se deve compilar, quais as bibliotecas “libs” de execução é preciso para que o (s) arquivo (s) execute a instalação propriamente dita. Não existe um método padrão de instalar tais tipos de pacotes, alguns basta descompactar e entrar dentro da pasta já descompactada, dar permissão de execução ao arquivo teclando:
sudo chmod +x nome_do_executavel.extensão
depois teclar novamente:
sudo ./nome_do_executavel.extensão
(no lugar de “extensão” vai ser a extensão do executável que lá estiver, exemplo: pode ser .run ou .bin ou ainda .sh), pode ainda ser instalado de outras formas…
$ ./configure
$ make
# make install
(lembrando que o processo deve ser executado de acordo com o privilegio pedido, então: $ = usuário normal, e # = super usuário “root”).

Uma resumida:

primeiro você descompacta…depois utiliza o “trio parada dura”..

./configure
make
make install

Geralmente isto resolve….
Mas as vezes pode pode apresentar erros no ./configure , são geralmente de bibliotecas faltando, então você pode utilizar o apt-get para abaixar as bibliotecas que estão sendo solicitadas e que não estão presentes.
Se os erros forem no make então, terá que ter um pouco de paciência e pesquisa pois estes são mais complexos de resolver.

Neste caso podem contar comigo também!

Dica boa de como descompactar arquivos zip, rar, tar.gz, bz2, tar.bz2 pelo terminal

Para descompactar estes formatos de arquivos os comandos são simples:

zip:

gunzip nomedoarquivo.zip

rar:

unrar x nomedoarquivo.rar

tar:

tar -xvf nomedoarquivo.tar

tar.gz:

tar -vzxf nomedoarquivo.tar.gz

bz2:

bunzip nomedoarquivo.bz2

tar.bz2:

tar -jxvf nomedoarquivo.tar.bz2

Grande abraço à todos!


 

Aprenda como configurar o controle dos pais em seu Windows 7 para ter o controle sobre o que seus filhos fazem durante as navegações na internet.

Clique aqui



Como Alterar a BIOS para bootar pelo CD e assim iniciar a Formatação ou outra necessidade

Pessoal, vamos ver aqui como alteramos um parâmetro da BIOS que fará com que o computador inicie (boot) pelo CD ou DVD.

O procedimento é bem simples!

Quando ligamos o equipamento é apresentada normalmente uma tela preta com várias informações sobre a motherboard, demora poucos segundos, neste instante vocês tem que pressionar “teóricamente” a tecla DEL para poder acessar as opções de configurações da BIOS, eu disse “teóricamente” porque cada motherboard possui uma tecla de acesso diferente, depende muito do fabricante, na maioria é DEL, mas pode ser F1, F2, F12, SPACE, TAB e por ai vai.

Dentro da tela da BIOS os menus também podem estar dispostos de forma diferente da que vamos abordar aqui, mas com estas informações já dará para resolverem muitos problemas.

Pois bem, após acessar a BIOS, devemos procurar uma opção de menu chamada:

  1. Advanced Setup ou
  2. Advanced BIOS Features ou
  3. Até mesmo um menu chamado Boot

Como eu disse, cada fabricante faz suas opções.

Dentro desta opção selecionada devemos procurar esta outra:

  1. 1st Boot Device ou
  2. First Boot Device (Primeiro Dispositivo de Início)

Aqui é onde vamos escolher qual dispositivo será o primeiro de inicialização.

Por fim, deve-se selecionar com as setinhas do teclado ou as teclas de + – (podem ser outras teclas para seleção de opção) a opção “CDROM” e pressionar ENTER, lembrem-se que nestas telas o mouse não funciona, é tudo no teclado. Após isto, precione ESC para voltar ao menu principal e vá até a opção “Save & Exit Setup” e confirme com o “Y”.

Pronto, assim que o equipamento reiniciar já irá ler o CD ou DVD para podermos iniciar uma formatação ou instalação de um SO.

Abaixo um vídeo bem completo que encontrei sobre todos os detalhes de uma BIOS que faz parte da maioria dos equipamentos de hoje em dia.

Forte abraço a todos!

Deixe um comentário

Informação Tecnológica em Foco