32 vs 64 Bits, quais são as diferenças?

Quando falamos de hardware e software, principalmente um Sistema Operacional, o windows por exemplo, uma pergunta sempre é feita: Qual a diferença entre 32 e 64 bits?

Dando uma boa pesquisada na internet encontrei uma matéria bem legal da Avell (marca brasileira de notebooks de alto desempenho para profissionais e gamers) onde são apresentados vários detalhes, comparações e informações sobre o assunto.

Alguns pontos relevantes são por exemplo a Microsoft lançar o windows 10 com suporte para 32 bits, será que tem tantos usuários assim de ambientes de 32 bits no mundo que justifiquem o lançamento de um S.O. novo com suporte para hardware antigo, a resposta é sim, são 71 milhões de usuários de S.O. de 32 bits.

Outro ponto é que vamos sim ter sistemas de 32 bits sendo fabricados para hardwares de 32 bits durante vários anos ainda, uma boa justificativa é a existência da grande variação de preços para adquirirmos novos equipamentos mais modernos, isso é possível notar nos celulares, os mais modernos já estão com mais de 4 GB de RAM, justificando o uso de S.O.s de 64 bits, porém, aparelhos mais baratos tem apenas 1 GB de RAM, e assim utilizam sistemas operacionais de 32 bits, até porque com esta configuração sobra recurso.

Vejam a matéria da Avell na íntegra clicando na imagem deste post ou neste link: Matéria completa da Avell sobre 32 e 64 bits.

 

Abraços do Professor Edson Marretto

Deixe um comentário